Apresentamos a você algumas doutrinas características dos Batistas da COMUNIDADE BATISTA CRISTÃ Pr. Antonio F. Dias Ma Presidente Nacional da C. Batista Cristã
43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.
44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.
46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,
2.1. ALGUMAS DOUTRINAS DISTINTIVAS DOS BATISTAS CRISTÃOS.
Os Batistas cristãos não se fundamentam em credos, embora reconheçam neles valor, mas se fundamentam na absoluta autoridade de Cristo. Nossa base é: " Cristo é o Senhor" (Fil. 2: 10-11).
Crêem os Batista cristãos que cada pessoa é competente para aproximar-se de Deus, não necessitando de intermediários humanos, pois a Bíblia diz que "só há um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (I Tm. 2:5). Esta doutrina condena o batismo infantil, a crença por procuração, etc. e se coaduna com a Bíblia que diz: " cada um dará conta de si mesmo a Deus" (Rm. 14:12).
O requisito essencial é a regeneração. O Novo Testamento ensina-nos que os membros das primitivas igrejas ouviam as boas novas, arrependeram-se dos seus pecados, de bom grado aceitaram a
Palavra de Deus, foram batizados e se tornaram membros da Igreja, pois " E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar" (At. 2: 47).
Todos os membros de uma igreja têm os mesmos privilégios, os mesmos direitos e as mesmas responsabilidades. A igreja julga os seus atos através de um presbitério chamado corpo de obreiros, que, após o parecer se for necessário leva-se ao plenário para a decisão final, estando sujeita Unicamente a Cristo.
O Presbitério (corpo de Obreiros) tem autoridade para tomar decisões independendo do plenário quando esta não ferir o estatuto e ou o regimento da igreja,
O Batismo e a Ceia não são sacramento, mas apenas ordenanças. Estas ordenanças não conferem ato de graça. Assim como o batismo simboliza o começo da vida cristã, a inauguração pública, a ceia simboliza a sua continuação.
O batismo só é administrado àquelas pessoas que nasceram de novo. De acordo com a Bíblia só eram batizadas os que criam confessavam os seus pecados. Diz Atos 8: 14 que os homens e mulheres " como crescem... se batizavam".
Os cristãos não são intransigentes, mas são coerentes com o que a Bíblia ensina. E muitos são os exemplos escriturísticos sobre a imersão. Eles não deixam margem a outras interpretações. Jesus foi batizado em água (Mt. 3:16. O eunuco foi batizado em água (At. 8:38). Além dos exemplos citados temos ainda o argumento do Simbolismo. O batismo simboliza morte e ressurreição (Rm. 6:4-5).
A Ceia é um memorial de acordo com o que Cristo disse e de acordo com que se acha em I Cor. 11:25: "Fazei isto em memória de mim".
De modo algum ela ´´é eucaristia ou sacramento. As teorias da transubstanciação, consubstanciação e presença mística não encontram base na Bíblia.
Ao celebrarmos a Ceia estamos nos lembrando do amor e da morte vicária de Cristo ao mesmo que podemos renovar-lhe nosso amor e lealdade.
Crê a igreja que os crentes verdadeiros perseverarão, pois estão guardados pelo poder de Deus e sabem " em quem tem crido e estão certos que é poderoso para guardar o seu deposito até o dia final" (II Tm. 1:12).
Mesmo que alguns sejam tentados e caiam no pecado nele não permanecerão, pois o justo pode cair sete vezes mas sete vezes se levantará (Prov. 24:16). Jó diz que " o justo seguirá firmemente o seu caminho" ( Jó. 17: 9).
A liberdade religiosa tem sido um troféu dos cristãos através dos séculos. A sua luta tem sido notável. Geoge Brancroft assim se refere: " a liberdade de consciência, a liberdade absoluta foi, desde o principio, um troféu dos cristãos." Roger Williams organizou, em 1643, a primeira pura democracia no mundo.
OS DONS ESPIRITUAIS
Nesta lição vamos estudar sobre os dons espirituais.
Dons é um presente de Deus para os cristãos, é a capacitação do crente para o serviço cristão.
1- O dom de testemunhar. Atos 1.8 , Ef. 4. 8-12
A todo o cristão ao receber o Espirito Santo é capacitado pelo mesmo Espirito para testemunhar de Jesus.
2- Palavra da sabedoria
Nos dias em que vivemos é impossível viver sem aconselhamento, sem orientação e Deus capacitou a igreja com homens e mulheres, cheios de do espirito capazes de aconselhar, orientar, confortar.
3-Palavra do conhecimento.
É notório entre os cristãos o desempenho bíblico de uns e outros. O Espírito tem capacitado homens e mulheres com conhecimento, visando a maturidade da igreja, os que adquiriram conhecimento, transferem aos demais a palavra e a vontade de Deus para cada um dos salvos e para a igreja como um todo.
1 - FÉ. Sem fé é impossível agradar a Deus. Heb. 11
Foi assim com Abel. Gen. 11.4 No culto perfeito. Com Abraão quando deixou sua terra, sua parentela. Gen.11.8 Com Enoque, etc. Com a igreja primitiva. At.
Jesus diz: " Se tivermos fé do tamanho do grão de mostarda....
4 - Dom de Curar.
5 - Operação de Milagres.
6 - Discernimento.
O Senhor se preocupa com a segurança da igreja, então capacita homens e mulheres com o Dom de discernir. Se o que se trata é de Deus ou do homem.
7 - Variedade de Línguas.
É uma afirmação de Cristo. Um sinal evidente para os incrédulos . I Cor. 14.22
São muitas as evidencias deste Dom. Nas escrituras, vejamos. (Atos 2:6 Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua.
Atos 2:8 E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna?
1 Coríntios 14:2 Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
Atos. 10.45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo;
46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus. Então, perguntou Pedro:
Interpretação de Línguas.
Ao falar Deus em Mistérios, Ele também quando quer que a igreja saiba, dá consciência a alguém capacitado com este Dom, para que seja revelado a igreja a vontade de Deus visando a edificação da igreja.
Requisitos para ser membro da Comunidade B. Cristã
Três são os requisitos que qualquer pessoas precisa preencher para ingressar em uma IGREJA.
O candidato deve dar provas de que ele é realmente regenerado por Deus. Ele precisa estar convertido e não somente convencido. A mensagem de João e a de Cristo era: “Arrependei-vos” (Mt. 3:1), mudai-vos de mente, de pensar.
É preciso que o candidato à membresia ou a membro da Igreja se apresente perante esta mostrando-se desejoso de ingressar no seu rol. Após o exame, que será feito publicamente, concernente à sua crença, à sua fé, a Igreja decidirá a sua aceitação ou não. Todo o homem é livre para pertencer ou não à Igreja, como a Igreja é livre para aceitar ou rejeitar qualquer candidato ao batismo.
Na aceitação de um novo membro exige-se unanimidade. Se houver um voto contrário não aceito. Se o oponente à aceitação do candidato não tiver razões para impugnar a entrada do postulante a membro da Igreja, esta poderá desprezar o seu voto e aceitar o candidato, não deixando, porém de exortar o oponente quanto à sua atitude.
Os cristãos não são ritualistas. Têm apenas duas ordenanças. Se elas podem ser consideradas como ritos, então o neoconverso, para filiar-se à Igreja, precisa de preencher um requisito formal ou ritual, isto é, precisa submeter-se ao batismo como o foi Jesus (Mt. 3: 13-17).
Outras maneiras de filiar-se a Igreja
As igrejas adotam ainda outras maneiras de admissão em seu grêmio (se já foram preenchidos os requisitos acima iludidos):
Um crente quando se muda de um lugar para outro ou mesmo quando se muda de um lugar para outro na mesma cidade deve, para pertencer a outra C.B.C , solicitar a “Carta de Transferência”. A “Carta de Transferência” regula o intercâmbio de membros entre igrejas.
A “Carta de Transferência” deve ser mandada diretamente à Igreja solicitante, a fim de evitar-se a anomalia de crentes receberem “cartas de transferência” e ficarem com elas “no bolso”. É um erro que deve ser corrigido.
Aceita-se por reconciliação quando se verifica que, de fato, a pessoa excluída está plenamente restaurada e que não há nada que a impeça de voltar à comunhão.
O cancelamento de membros do “Rol da Igreja” pode ser feito quando ocorrer um dos casos seguintes:
2.2. Então mediante estas doutrinas é que fazemos a nossa declaração de fé. CORRENTE DOUTRINÁRIA:
Cremos que Jesus é o Salvador e Senhor de nossas vidas, que Deus é o nosso Pai supremo, criador de todas as coisas e que toda criação de Deus é boa, que o Espírito santo é o selo da nossa herança, que Ele é o vigário de Cristo, que Deus o enviou como o consolador, que o Espírito Santo é o agente de Deus em nossa vida, cremos no batismo com o Espírito Santo, cremos que a Santa Ceias e o batismo nas águas são ordenanças divinas dadas por Jesus Cristo para a sua igreja, cremos nos dons espirituais, cremos que a
igreja é o corpo de cristo, cremos na unidade da igreja, cremos na trindade de Deus, Deus Pai, Deus-Filho, Deus-Espírito Santo, cremos que o matrimônio é o religioso feito na presença de Deus pelo ministro Cristão, cremos na libertação espiritual na cura divina e na benção da prosperidade, cremos em revelações desde que haja discernimento e comprovação de vida, cremos que Jesus vai voltar para buscar a sua igreja, cremos que aquele que não tem Jesus no coração não herdará a vida eterna, cremos no céu e na existência do inferno. Cremos no sacrifício vicário de Cristo Jesus em nosso Lugar. Cremos que a salvação é eterna, cremos que todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será Salvo.
3.1. Forma de Governo DA IGREJA
Durante os séculos surgiram varias formas de governo de uma Igreja, mas todas elas carecem de base bíblica.
Vejamo-las.
O Tipo Monárquico.
Este é o tipo seguido pela Igreja romana. Aceita como seu chefe supremo o papa que, falando ex – cathedra, é infalível. Pobre infalibilidade!...
O Tipo Episcopal
Este é o tipo de governo adotado por várias denominações. O bispo, com seus auxiliares, gerem os negócios.
O tipo Oligárquico.
Um grupo pequeno, uma elite, manobra toda a congregação. Os membros não se pronunciam sobre os assuntos que cabem a todos discutir.
Forma Bíblica
Os cristãos adotam a forma de governo congregacional que é a encontrada na Bíblia. Ninguém é chefe. Ninguém manda. A congregação cabe o direito de gerir os seus negócios dentro da pura democracia, a congregação elege o corpo de obreiro que tomará junto com o pastor as dores, com relação as suas relações para com Deus a igreja é uma teocracia. Em sua relações para com os seus membros é uma democracia. São os crente que decidem em Assembléias, respeitam a decisão da maioria e aceitam a decisão da Igreja como a ação final.
Formas Congregacional da Igreja.
A Igreja como uma congregação aceita e elimina membros de sua comunhão através do voto.
Em II Cor. 2: 6-7 temos uma prova de como a igreja executava a sua disciplina. Pelo voto da maioria foi excluído um membro da comunhão. Com sabedoria, Paulo, verificando que o ehcluído se arrependera, exorta a Igreja a perdoar-lhe a ofensa e restaurá-lo.
É a Igreja quem decide. Não é um grupo. É a congregação reunida que vota, decide e julga. A Igreja é o juiz de seus membros. Não há nenhuma outra corte de apelação. Ela é a última. Jesus declarou
enfaticamente “tudo que ligares aqui na terra, será ligado no céu e tudo o que desligardes aqui na terra será desligado no céu” (Mat. 18:18). Quando os apóstolos sugeriram aos crentes que escolhessem homens para cuidarem da obra de beneficência , eles procederam como lhes foi sugerido e escolheram pelo voto, os sete varões que ficaram conhecidos como diácono ( Mat. 6:2-5).
A função da Igreja.
Na igreja existem as três funções: legislativa, executiva e judicial. A função legislativa nas igrejas compete só a Cristo. Seus ensinos estão contidos em o Novo Testamento. É ele o único capaz de legislar para suas igrejas.
A função executiva é exercida pelo ministro que, investido pela autoridade que a Igreja lhe ortogou, com a imposição de mãos, realiza todos os atos oficiais e preside os trabalhos em geral. Quando a Igreja toma deliberações congregacionais ela está também exercendo o autoridade executiva.
À Igreja compete a função judicial. É ela quem admite e demite membros, quem julga as faltas dos membros e quem reconcilia os eliminados que se restauram. Toda a autoridade judicial compete somente a ela.
CULTO ADIMINISTRATIVO
facilitando assim o desenvolvimento da obra de Deus em cada região, ao bispo cabe o aconselhamento dos obreiros, o treinamento dos mesmo o acompanhamento do crescimento da obra no campo, o envio ou troca de obreiros de uma igreja, formar o concílio de ordenação de pastores e outros bispos, a sua ordenação é feita por um concílio de pastores e bispos se já existirem na agremiação.
1º. Ouvir as boas novas de Salvação.
2º. Buscar no Senhor Jesus a solução para os seus problemas
3º. Presenciar os grandiosos milagres de Deus
4º. Permite que preguemos o evangelho vivo do Senhor Jesus
5º. É onde o fiel encontra a cura, a libertação e a Salvação
1º. Invocar a presença do Senhor
2º. Permitir e estimular os participantes a conversarem com Deus contando a Ele o seu problema
3º. Os obreiros deverão ministrar a oração de imposição de mão sobre a cabeça dos participantes ungindo-o com óleo em nome de Jesus
4º. O Ministro da campanha deverá orar desfiando os participantes a confiarem no Senhor dos milagres, e a crerem que naquela ocasião estarão recebendo as benção de Deus em suas vidas.